quarta-feira, 25 de agosto de 2010

10 dicas para ser bem avaliado no ambiente de trabalho

Postura é tudo!

Ninguém merece trabalhar em um lugar cheio de regras sobre o que se pode ou não fazer, mas não é por isso que tudo é tolerável não é verdade? Temos que lembrar sempre do bom senso e da razoabilidade, ou seja entender que você está em um local com outras pessoas com gostos diferentes ao seu, totalmente necessário respeitar o espaço do seu colega. Assim, algumas coisas como falar alto ao telefone, enfeitar a mesa com acessórios extravagantes e fotos de festas pessoais ou mesmo se vestir com roupas sempre muito chamativas podem não pegar muito bem e ser um grande obstáculo para o desenvolvimento de uma carreira.
Por mais que as pessoas tenham estreitado os relacionamentos virtuais, aumentado o número de pessoas que compartilham coisas pessoais e profissionais nas redes sociais, é no dia-a-dia, no corpo a corpo, que você pode se destacar de forma a ganhar pontos na empresa e galgar cargos melhores.
 
Separei abaixo 10 coisas que podem fazer diferença na hora em que você for avaliado para uma possível promoção:

 1 – Conviver com uma pessoa elegante no trabalho faz bem. Procure ter uma postura elegante. Isso vai da maneira de se vestir ao jeito de se comportar ao telefone.

2 – Quanto ao jeito de se vestir, procure não usar cores muito fortes no ambiente de trabalho, como rosa fúcsia, amarelo canário, verde limão. Esses tons são fortes demais para usá-los logo às 8h da manhã. Procure utilizar os tons neutros e escuros, e, se for o caso, jogar um acessório com uma cor diferente.
 

3 – O ambiente de trabalho normalmente tem o formato de estações, onde um está de frente ou ao lado de vários outros colegas. Assim, todo o cuidado ao falar ao telefone ou com um colega é fundamental. Muitas pessoas não percebem que falam alto demais ao telefone. É muito deselegante. Pior ainda quando a pessoa resolve gargalhar. Todo mundo vai querer saber o que é. Distrai e você dá o direito de ser invadido. Sugestão: atenção ao seu volume de voz ao falar ao telefone e também com o colega ao lado. Tente sempre falar com tom suave.


4 – Outro problema com as estações de trabalho. Algumas parecem o quarto da pessoa. Têm dezenas de badulaques – de bichinhos de pelúcia a todos os tipos de porta-retrato, com fotos da pessoa na praia, segurando um copo de caipirinha. Não é uma atitude elegante poluir a estação de trabalho. Uma foto da família tudo bem, mas expor demais intimidades não é adequado. 


5 – Ficar ouvindo musica com headfone ou até na caixa de som do computador: infelizmente, ambas as atitudes demonstram desrespeito com o colega do lado. Em uma você está no "seu mundo", não no da empresa. No outro, pode forçar alguém a escutar música quando não quer, pois algumas pessoas não conseguem se concentrar se tem música no ambiente, ou forçar o outro a ouvir um estilo que não lhe agrada.


6 – Dar a vez para uma pessoa passar no corredor é muito elegante. Mulheres ou homens.


7 – Chamar um colega para tomar um cafezinho também é uma atitude agradável. Principalmente se ele acaba de ser contratado na empresa e ainda não conhece ninguém. Mas cuidado para não parecer que você não tem nada para fazer além do social na empresa. Fazer as vezes de aglutinador de pessoas é um papel muito simpático.


8 – Cuidado com a música de alarme do seu celular. Pode parecer um absurdo mas ele revela muito a seu respeito. A música "creu", por exemplo. Imagine esse toque no celular, no meio do expediente. Muito desagradável. Algumas empresas solicitam aos funcionários que deixem o toque no silencioso para não incomodar o colega. É uma atitude elegante, essa.


9 – Em reuniões de trabalho cuidado para não querer aparecer demais. Escute o que todos têm a dizer e dê sua opinião. Não interrompa a pessoa, mesmo que esteja dizendo algo absurdo. Ao invés de dizer "não diga uma bobagem dessas", fale "minha opinião é diferente da sua. Acredito que..." Não deprecie um colega na frente dos demais (mesmo que ele seja uma pessoa desagradável), pois fica mal para você esse tipo de atitude.



10 – Mesmo que você trabalhe em ambientes mais descontraídos, que permitam certa liberdade nas atitudes, não esqueça que lidar com educação e consideração para com o colega é passaporte certo para adquirir respeito e colaboração quando você passar a chefiá-los.

Lembre-se: Estilo? Só quem tem! E você pode ter!

Beijinhos, beijinhos
A Garota Veneno





1 comentários:

Luana disse... [Reply to comment]

Caramba! Descubri que estava fazendo muita coisa errada!!!Hora de rever os meus conceitos!Faxina já na minha mesa!
Bjinhus Obrigada pela dica

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