quinta-feira, 9 de junho de 2011

História da Chanel

Por: Amanda Teles

Oiiiiiiiiiii gentennnnnnnnn! 
Cheguei!!! E já vou chegar causando!

       A partir desta semana nos encontraremos todas as quintas para descobrir curiosidades sobre esse mundo maravilhoso que é a moda! Vamos descobrir que muitas coisas que compramos hoje naquele “china” da esquina têm uma origem beeeeeeem antiga! Até porque no mundo nada se cria, tudo se “copia”, ou podemos dizer que fazemos releituras, ou ainda podemos dizer que é retrô! Independente de como chamamos o mundo da moda toda vez que se reinventa traz uma tendência antiga, na verdade a meu ver a moda retro nasceu na virada do século XXI devido a frustração de não estarmos usando roupas espaciais, prateadas ou coloridas como em Star wars, star trek e todos os stars possíveis.
      Mas vamos ao que interessa, afinal eu estou aqui pra falar de história pra vocês! E quando falamos em história da moda não podemos começar falando de outra pessoa que não seja ela, a poderosa,minha diva Coco Chanel!


      E como ela é minha diva e tem muita coisa pra falar sobre ela faremos assim...dedicaremos o mês de junho a ela! Tenho certeza que no final vocês vão querer ser a própria Chanel!
Antes de falar sobre ela vamos descobrir o que ela deixou pra nós e que está muitoooo presente no nosso armário!!!

      A imagem ao lado tem acessórios bem comuns aos nossos olhos, né?!
Aquele cordão de pérola e o broche de flor que encontramos em qualquer lojinha de biju e nos melhores camelôs.

A bolsa de corrente que invadiu nossas vidas sem pedir licença ( todo mundo tem que ter pelo menos uma, né) e o sapato bicolor que está chegando a todo vapor nas lojas para esse inverno.
Esses quatro acessórios nasceram no período pós primeira Guerra mundial, uma época em que a Europa estava devastada e arrasada economicamente. Nesse contexto surge coco chanel para salvar as mulheres. Chanel traz um estilo simples, prático, barato, mas ao mesmo tempo feminino e estiloso.
As bolsas ganharam essas correntes tornando-se tira colos o que facilitava o dia-a dia das mulheres, assim como os sapatos que ganharam duas cores para dá a ilusão de que os pés eram menores e assim as mulheres podiam usar sapatos confortáveis do tamanho correto, diferentemente do século anterior.  



   No final do século XIX a belle époque ( tema para papos futuros) trouxe um conceito de feminilidade prendendo as mulheres em espartilhos super apertados ,da roupa aos acessórios, passando por bolsas e sapatos que não tornava nada prática a vida mulher!
Mas com o advento guerra e os homens no campo de batalha, as mulheres invadiram as fábricas e não seria de espartilho e sapato apertado que elas poderiam trabalhar.
Além disso devido a crise econômica que se instaura no mundo pós primeira guerra era difícil manter o mesmo padrão de luxo. Então Chanel ensina as mulheres a usarem as bijuterias a seu favor, ela choca a sociedade ao aparecer com um colar de pérolas falsas. Segundo ela: “O que conta não são os quilates, mas o efeito”
    
   Portanto, meninas comecem a se inspirar em chanel e criarem seu próprio estilo. Porque quase 100 anos depois Chanel ainda está ai circulando em nosso meio super atual!



Eu criei um estilo para um mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas “estilo Chanel”. Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda.”



E nunca sairá!

Amanda Teles


7 comentários:

Tatty disse... [Reply to comment]

Chanel é diva, eterna!!!
Mto bom o post!!!
Passe lá no Suspiro que tem sorteio rolando amiga!
Bjs, Tatty

http://www.suspirofashion.com/

Ananery Magalhães disse... [Reply to comment]

Acho super bacana conhecer as historias assim, amei o post parabens!!! bjao

Aninha

Valéria Ferreira Bernardo disse... [Reply to comment]

è isso ai né miga melhor ter seu próprio estilo,ah e imagina se vc não viu o filme dela né rs...bjkssssss

Garota Veneno disse... [Reply to comment]

Amanda! Arrasou com o post! Muito orgulho da minha colaboradora...heheh!!!
Estou louca para saber mais sobre essa diva! Te aguardo semana que vem!!!

Beijinhos, beijinhos!
A Garota Veneno!

Lila Czar disse... [Reply to comment]

Gurias, o post ficou muito bom! Cheio de informação e escrito de um jeito gostoso de ler.
Lila Czar
seviracom30.blogspot.com

amanda teles disse... [Reply to comment]

Meninas que bom que vocês gostaram! fico feliz! não sabem como é dificil pra uma historiadora escrever pouco e sem firulas, rs!

Dany disse... [Reply to comment]

Olá meninas adorei o post...

Bjssss

http://coisinhasdedanii.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...