quarta-feira, 26 de março de 2014

"Life Once Removed", Que tal Comprar uma Família?


Antes dos 30 nós mulheres precisamos desenvolver uma carreira profissional brilhante, precisamos estar realizadas pessoalmente e ainda por cima casar e ter filhos, aí sim seremos consideradas mulheres de verdade. Mas sabe o que é engraçado? Ao mesmo passo que nós mulheres conquistamos direitos no mundo moderno, eles vem se acumulando como verdadeiros "deveres". E foi de tanto ouvir:  "Você é uma garota encantadora. Por que não está casada?" que a artista americana Suzanne Heintz decidiu comprar uma família de plástico.

Tudo aconteceu após uma conversa com sua mãe que a aconselhou a "escolher alguém e sossegar". Heintz respondeu que não se pode sair pela rua para "comprar uma família", mas acabou tendo nisso a inspiração para um projeto artístico: o de formar uma família com manequins. Assim nasce o projeto Life Once Removed ("Quase como a Vida", em tradução livre), que tem como objetivo retratar os momentos em família através de um olhar crítico sobre as expectativas que a sociedade tem em relação á vida e ao papel da mulher na sociedade atualmente.

Sem sombra de dúvidas, esse é um trabalho muito audacioso, questionar a sociedade e a nós mesmos sobre os moldes pré-fabricados do mundo moderno, nos faz parar para pensar se realmente queremos algo, ou se simplesmente o querem por nós. Para saber mais sobre o projeto confira no site da Artista aqui. E antes que as pessoas entendam errado, não vejo problema nenhum em constituir uma família e fazer fotos de cartões postais. O único erro que enxergo é ter prazo de validade para tudo, não se pode casar antes dos 30, mas não pode passar dos 31, ou você se torna uma encalhada! Filhos? Só depois da formatura e do sucesso profissional, e além disso você precisa travar uma luta com o seu organismo, pois depois dos 30 engravidar é mais difícil, um tanto quanto louca essa sociedade, não é mesmo?

3 comentários:

Bella disse... [Reply to comment]

Adorei o trabalho dela e acho que é super válido questionar estes "deveres" idiotas impostos pela sociedade...

Ninguém tem que fazer nada, independente da idade, acho que o importante é ser feliz com a vida que escolhemos pra gente.

Beijão!

Piece of My Heart

Lulu on the Sky disse... [Reply to comment]

Eu já conhecia essa mulher fazendo fotos com bonecos, é um tapa na cara da sociedade. As pessoas gostam de julgar sem conhecer a história da pessoa.
big beijos

Tamiris Bockmann disse... [Reply to comment]

Verdade meninas, é muito errado fazer as coisas porque elas "devem ser feitas". A vida está aí para vivermos do jeito que acharmos melhor: Quer ser dona de casa? Seja! Quer trabalhar Fora? Trabalhe! O importante é ser feliz, não importa a opinião dos outros! ;)

Bjus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...